SOLID – Teoria e Prática. É com certeza um dos temas mais debatidos no ramo de OOP, aprenda cada um dos princípios e como aplicá-los.
Este é um artigo complementar ao Orientação a Objeto – SOLID, neste primeiro artigo eu apresentei teoricamente o conceito do SOLID e seus benefícios.
Recapitulando
SOLID é um acrônimo dos cinco primeiros princípios da programação orientada a objetos e design de código identificados por Robert C. Martin (ou Uncle Bob) por volta do ano 2000. O acrônimo SOLID foi introduzido por Michael Feathers, após observar que os cinco princípios poderiam se encaixar nesta palavra.
Os princípios SOLID deveriam ser aplicados por qualquer desenvolvedor, porém pouquíssimos profissionais preocupam-se em utilizá-los, para obtermos todos os reais benefícios da OOP é necessário atender aos 5 princípios do SOLID.
Lembrando também que além destes 5 princípios Uncle Bob também mapeou 3 outros princípios sobre Coesão e mais outros 3 sobre Acoplamento. Utilize este link para conhecê-los também.
SLIDES
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SOURCE
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Referências
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